Emvideo - EU NÃO ESTOU AQUI

DATA: 11 janeiro a 03 de fevereiro
HORÁRIO: ter. qua. sex. e sáb. de 10h às 17h30, com permanência até às 18h. qui. de 10h às 21h30 com permanência até às 22h. dom. de 10h às 15h30 com permanência até às 16h
LOCAL: Memorial Minas Gerais VALE
CLASSIFICAÇÃO: Livre
ENTRADA FRANCA

EU NÃO ESTOU AQUI é uma videoinstalação inspirada em circunstâncias de desaparecimento de crianças em BH e nos efeitos causados sobre suas famílias. Objetos do ambiente doméstico das crianças são usados como superfícies para projeção de imagens que remetem à ideia de ausência. Casos de desaparecimento de crianças foram trabalhados na voz de uma anônima mãe.

FICHA TÉCNICA

CONCEPÇÃO: Flávia Berindoague, Marcus Nascimento e Bellini Andrade • CRIAÇÃO DE TEXTOS: Marcus Nascimento • DIREÇÃO DE ÁUDIO E VÍDEO: Bellini Andrade e Marcus Nascimento • COORDENAÇÃO DE PLANEJAMENTO: Luciano Alkmim • DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Bellini Andrade • PRODUÇÃO: Nádia Maria • REALIZAÇÃO: Emvideo Ilha De Manhattan

Cícero Miranda + Gabriela Brasileiro + Margarida Campos Rodrigo Mogiz + Roseli Cota + Rachel Leão - AO AVESSO

DATA: 12 de janeiro a 01 de Fevereiro
HORÁRIO: ter. a sab. de 14h às 21h
LOCAL: Espaço Mari’Stella Tristão – Palácio das Artes
CLASSIFICAÇÃO: Livre
ENTRADA FRANCA

Ateliê aberto é um coletivo baseado nos conceitos de work in progress e site specific, tendo como mote a técnica do bordado em conversa com modalidades artísticas convencionais como pintura, desenho, gravura e fotografia. Ao longo de 3 semanas trabalhos assim serão criados dentro da própria galeria por um grupo de artistas, propondo um diálogo entre o espaço e o público visitante.

Mini Galeria - LIVE PAINT COM LUCIANO CALDERÓN

DATA: 12 de janeiro a 03 de fevereiro*
HORÁRIO: ter. a dom. de 9h às 21h
LOCAL: Projeto Parede - Sesc Palladium
CLASSIFICAÇÃO: Livre
ENTRADA FRANCA

O street artista suiço boliviano Luciano Calderón é o convidado a realizar uma pintura ao vivo no Mural do Hall principal do Sesc Palladium. Uma pintura processual que terá duração de 3 dias poderá ser acompanhada pelo público.

* Esta obra ficará exposta até o dia 24 de março de 2013.

FICHA TÉCNICA

CONCEPÇÃO E COORDENAÇÃO: Angelina Camelo • ARTISTA PARTICIPANTE: Luciano Calderón

Éder Santos - GALERIA DAS ALMAS III

DATA: 12 a 31 de janeiro
HORÁRIO: ter. a dom. de 19h às 3h
LOCAL: Museu de Arte da Pampulha
CLASSIFICAÇÃO: Livre
ENTRADA FRANCA

GALERIA DAS ALMAS um site-specific composto de 15 projetores de alta definição que apresentarão imagens sincronizadas num grande prisma, transformando o MAP - Museu de Arte da Pampulha num surreal recorte do céu, com nuvens em diferentes escalas. O artista aprisiona as imagens nos vidros do museu. O efeito faz com que o visitante embarque em um universo fantástico e perceba a poesia e o antagonismo característicos da obra do artista.

FICHA TÉCNICA

ARTISTA: Éder Santos • PRODUÇÃO EXECUTIVA: André Hallak • PRODUÇÃO: Barão Fonseca • COORDENAÇÃO TÉCNICA: Leandro Aragão • MONTAGEM: Images projeções.

Casa do Baile - Museu Revelado

DATA: 12 de janeiro a 03 de fevereiro
HORÁRIO: ter. a dom. de 9h às 18h
LOCAL: Casa do Baile – Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design
ENTRADA FRANCA

O Museu de Arte da Pampulha exibiu na última década obras inéditas de arte contemporânea pensadas para estabelecer um diálogo com a arquitetura e com a memória modernista da Pampulha. Parte desse acervo está sendo exibido na Casa do Baile, evidenciando as relações entre arte, arquitetura e design. As questões urgentes às artes visuais estão representadas por um conjunto que busca aproximar a Casa do Baile e o Museu de Arte da Pampulha. A exposição Museu Revelado atua nesse sentido.

FICHA TÉCNICA

ARTISTAS: Márcia Xavier, Cristiano Rennó, Rivane Neuenschwander e Cao Guimarães • PREFEITURA DE BELO HORIZONTE: Marcio Lacerda • FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA: Leônidas José de Oliveira • DIRETORIA DE POLÍTICAS MUSEOLÓGICAS e MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA: Michelle Mafra • CASA DO BAILE: Álvaro Sales • CURADORIA: Sérgio Rodrigo Reis • COCURADORIA: Rodrigo Vivas

Circuito de Ateliês - Exposição ADRIANO GOMIDE uma retrospectiva

DATA: 12 e 13 de janeiro
HORÁRIO: sáb. de 10 às 15h e dom. de 11 às 15h
LOCAL: Ateliê do artista na Rua Viçosa, 443/4d, Bairro São Pedro
CLASSIFICAÇÃO: Livre
ENTRADA FRANCA

O artista Adriano Gomide fará uma mini retrospectiva dos seus trabalhos produzidos entre os anos de 1985 e 2005 intitulada “A presença do corpo em um trabalho de artes plásticas”. Serão mostrados desenhos, pinturas, fotografias e vídeos, parte de sua extensa produção no período de 20 anos. A exposição será no ateliê do artista.

Circuito de Ateliês - Ateliê da artista NILCÉA MORALEIDA

DATA: 26 de janeiro
HORÁRIO: sáb. de 10 às 12h e de 14 às 17h
LOCAL: Ateliê da artista na Rua Conde de Linhares, 55/203 – Cidade Jardim
CLASSIFICAÇÃO: Livre
ENTRADA FRANCA

Os visitantes do ateliê terão acesso a trabalhos desenvolvidos, em diferentes linguagens, durante cerca de 10 anos. Poderão também, se quiserem, intervir sobre pinturas gestuais em andamento, que resultam de pesquisas recentes sobre signos nas pixações urbanas, ou produzir suas próprias experiências do gênero com os materiais disponíveis.

Circuito de Ateliês - ATELIÊ COLETIVO

DATA: 02 de fevereiro
HORÁRIO: sáb. de 10h às 15h
LOCAL: Ateliê dos artistas na Rua Rio Doce, 257, Bairro São Lucas
CLASSIFICAÇÃO: Livre
ENTRADA FRANCA

Ateliê Coletivo de artistas plásticos que têm a pintura como linguagem em comum realiza dia de visitação ao espaço, quando os artistas apresentarão trabalhos realizados e propostas em andamento.

Circuito de Ateliês - Ateliê do artista MARCO PAULO ROLLA

DATA: 02 de fevereiro
HORÁRIO: sáb. de 10h às 18h
LOCAL: Ateliê do artista na Rua Hudson, 1310 (esquina da rua Búfalo), Bairro Jardim Canadá
CLASSIFICAÇÃO: Livre
ENTRADA FRANCA

A visita ao ateliê do artista vai proporcionar uma proximidade de sua produção mais nova e a processos jamais revelados em exposições. Parte do acervo de obras vai ser mostrada, além da oportunidade para uma conversa direta com o artista.

Circuito de Ateliês - MARTA NEVES Uma candidata à artista

DATA: 02 Fevereiro
HORÁRIO: sáb. de 14 às 19h
LOCAL: Ateliê da artista na Rua Belmiro Braga, 360, Bairro Caiçaras
CLASSIFICAÇÃO: Livre
ENTRADA FRANCA

Mix de intervenção artística, buteco e mini slideshow com trabalhos de Marta Neves desde o ano de 2000 até a presente data. A intenção é apresentar um pouco do histórico da artista plástica num encontro lúdico e prazeroso com todos os interessados, onde a alegria é a prova dos nove.